sexta-feira, 15 de junho de 2012

Os Salmos

Na perspectiva do Reverendo Caio Fábio, "Os salmos são a psicanálise da história e dos fatos.
Ele vai dizer que quando lemos os livros de I e II Reis e I e II Samuel - textos que descrevem boa parte das tramas que deram origem aos Salmos - confrontamo-nos com homens fortes, corajoso, suados, decididos e guerreiros.
Mas quem lê os Salmos correspondentes aos fatos descritos naquels livros históricos percebe como esses mesmos homens fortes, corajosos, suados, decididos e guerreiros - eram pessoas como eu e você, sujeitos ao medo, à perplexidade, à dúvida, à depressão, ao desânimo.

Amados irmãos e irmãs, os Salmos nos lembram constantemente o que Tiago disse: "Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos (...)".

Revdo Paulo Mudesto Filho
Um servo.


Podemos perceber que todos podemos ser e ter qualquer sentimento. Somos vulneráveis e inconstantes.
O que faz a diferença entre o mais forte e o mais fraco é como ele se posiciona diante dos seus medos, das suas dificuldades, angústias, tristezas, frustrações...
Se colocar na posição de vítima só aumenta o sofrimento.

Os salmistas eram guerreiros, profetas, reis... homens como qualquer outro. Não tinham imunidade celestial.
Tinham sentimentos, dúvidas, frustrações... sofriam!
Mas, quando eles se colocavam diante de Deus, não tentavam ser vítimas pra Deus pensar "coitadinho dele". Eram sinceros, O honravam e O glorificavam em cada pensamento, em cada oração com todo amor, independente da situação vivida por eles. Rasgavam seus corações diante do Senhor, Aquele que eles sabiam que era o único que poderia mudar o quadro da história deles.

Confie no Senhor também! Coloque-se na sua posição de varão/varoa valoroso(a), valente do Senhor e não se deixe abater por seus pensamentos, sentimentos; pois o Único que é verdadeiro está esperando por teu clamor! Tome posse de tudo que Deus te deu e de tudo o que Ele quer te dar!

Jesus é o único que te justifica diante de Deus e te liberta de qualquer dor, tristeza, mágoa e te garante a vitória!
Toda honra e toda glória ao único que é digno de receber!
Aleluia, Jesus vem!



Att. Maiara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário